PPP - Projeto Político Pedagógico


“ Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar ” 

            Paulo Freire

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

MISSÃO: Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade e com excelência, buscando a participação e o compromisso garantindo o acesso e a permanência dos alunos nas escolas e contribuindo para uma formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação da sociedade. 

VISÃO DE FUTURO: Sermos reconhecidos pela excelência organização e o compromisso do trabalho realizado em equipe para a transformação social na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida.

VISÃO DE FUTURO: Sermos reconhecidos pela excelência organização e o compromisso do trabalho realizado em equipe para a transformação social na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida.
 

Ideal da escola

Uma sociedade justa e igualitária onde todos possam ter os mesmo direitos e deveres.
necessita resgatar os valores políticos, sociais,   éticos e religiosos para a construção de uma nova sociedade, formando cidadãos críticos e conscientes  do seu verdadeiro papel na sociedade, como também oferecer uma formação necessária para exercício da cidadania. Ensinar, educar e oferecer uma educação de qualidade.


AVALIAÇÃO GERAL DA REALIDADE PELA ESCOLA


COMO VOCÊ COMPREENDE, VÊ E SENTE A REALIDADE.
ASPECTOS POSITIVOS
ASPECTOS NEGATIVOS




MUNDO






* Globalização da informática;
* Avanços científicos na medicina e nos meio de comunicação.




* Conflito entre as nações pela disputa de poder;
* Desigualdade social;
* Miséria;
* Aquecimento global.




SER HUMANO



* Compromisso
* Solidariedade
* Honestidade
* Inclusão
* Compreensão
* União
* Respeito.


* Violência
* Prostituição
* Alcoolismo
* Corrupção
* Racismo
* Exclusão







EDUCAÇÃO




* Professores capacitados
* Ensino com qualidade na escola pública.
* Alto índice de reprovação;
* Abandono escolar;
* Baixos salários
* Falta de investimento


DIMENSÃO PEDAGÓGICA

OBJETIVO GERAL

CONTEÚDOS

METODOLOGIA
Art 2º - A educação dever do estado inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade e pleno desenvolvimento do educando sem preparar para o exercício de cidadania e sua qualificação para o trabalho ( LDB 9394/96)












·         Conteúdos conceituais: Fotos, dados, conceitos e precipícios
·         conteúdos procedimentais: Habilidades, estratégias e técnicas.
·         Conteúdos atitudinais: Atitude valores e normas. Competências atitudes e habilidades
Questões organizacionais: Tempo, espaço e seleção de material.
Questões didáticas; Autonomia, diversidade de disponibilidade para aprendizagem.
Exemplos:
1-    Aprendizagem com o foco voltado em resultados;
2-    Valorizando experiências e diferenças  individual do aluno;
3-    Diversificar materiais didáticos em locais de aprendizagem;
4-    Diversificar linguagens e técnicas ( teatro, danças e jogos)
5-    Utilizar abordagens interdisciplinares e contextualização.
PLANEJAMENTO
DISCIPLINA
(DIRETRIZES DE COMVIVÊNCIA)
AVALIAÇÃO
CURRÍCULO

* Realizar sessões de planejamento coletivo;
* Enfatizar a interdisciplinaridade;
* Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos
*Contextualizar conteúdos e experiência do cotidiano;
* Registrar melhores prática.
* Compromisso de todos os segmentos com normas disciplinares contidas no regimento;
 * Desenvolver trabalhos sistemáticos com valores universais.

* Aspectos a serem trabalhados em todo o processo:
* Aspecto qualitativos;
Avaliação realizada ao longo do processo.
* Opção pelo currículo semi-aberto;
* Aprendizagem mínimas pré definidas;
* Matriz curricular fundamentada na proposta das diretrizes da secretaria de educação básica expedidas anualmente.  







PLANO DE AÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL

Escola: E.E.F. JOSÉ DE ARAUJO
SEEC: 23165626
Meta  Plurianual: 1 – Aumentar para 85% a taxa de aprovação,diminuir para 14 % a taxa de reprovação e reduzir 1% a taxa de abandono até dezembro de 2010.
Estratégia:  Dinamizar a prática pedagógica
Meta Anual Estratificada: 1.1.01 – Aumentar para 85% a taxa de aprovação, diminuir para 14 % a taxa de reprovação e reduzir para 1% a taxa de abandono até dezembro de 2012.



AÇÕES


RESPONSÁVEL

PERÍODO


ONDE


PARA QUÊ


COMO


.
Dinamizar as práticas pedagógicas em sala de aula nas disciplinas críticas
Chirlhys
De março a dezembro de 2012                  


Escola
 Elevar o índice de aprovação e reduzir o índice de reprovação
Adquirindo materiais didáticos pedagógicos
Realizar aula de campo semestral relacionada às disciplinas geografia e história
Aila
De maio a dezembro de 2012
Juazeiro do Norte
Para que o aluno se interesse mais pelo conteúdo das disciplinas citadas
Realizando visitas aos locais que ofereçam relação com o conteúdo
Realizar aula de campo semestral relacionada às disciplinas geografia e história
Aila
De maio a dezembro de 2012
Juazeiro do Norte
Para que o aluno se interesse mais pelo conteúdo das disciplinas citadas
Realizando visitas aos locais que ofereçam relação com o conteúdo
Realizar uma gincana cultural envolvendo todas as disciplinas
grêmio
De maio a dezembro de 2012
Escola
Para trabalhar as dificuldades dos alunos nas disciplinas do processo
Proporcionando estudos individuais e coletivos em busca de aprendizagem
Realizar uma feira de artes e ciências
Aila e Chirlhys
De junho a dezembro de 2012
Escola
Para que os alunos explorem seu potencial e possam desenvolver seus valores
Desenvolvendo a feira uma vez por ano
Realizar reuniões com os pais bimestral-mente

 Aila,
Francinete  e Chirlhys
De março de 2009  a dezembro de a  2012
Escola
Para que os pais se envolvam no processo de aprendizagem do seu filho
Participando de reuniões onde os professores possam lhe informar de assuntos relacionados a aprendizagem do seu filho
Realizar reuniões com todo o organismo colegiado para verificar suas atuações
  Aila
De maio a dezembro de 2012
Escola
Para que os organismos possam participar efetivamente da gestão da escola
Envolven-do-os em projetos educacio-nais e em atividades cotidianas da escola
Elaborar um instrumental de avaliação anualmente para todos da escola envolvendo o cotidiano da escola
Chirlhys  
Junho a dezembro de 2012
Escola
Para que sejam analisados os trabalhos que são oferecidos na escola
Realizando anualmente uma avaliação de desempenho dos colaboradores da escola e também todo o organismo colegiado


Realizar um interclasse com a ajuda do colegiado
Professor de Educ. física e Chirlhys
De agosto a dezembro de 2012
Escola
Para buscar motivação e desenvolver a alto estima dos alunos
Organizando por sexo e orientando quanto à importância do interclasse
Realizar visitas domiciliares às famílias dos alunos faltosos
Chirlhys   
De abril a dezembro de 2012
Residência dos alunos faltosos



Para que essas famílias dêem mais assistência na educação dos seus filhos e os incentivem a ir para a escola


Detectando os alunos faltosos e com a ajuda da família resgatando-o ao retorno da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário