“ Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar ”
Paulo Freire
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
MISSÃO: Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade e com
excelência, buscando a participação e o compromisso garantindo o acesso e a
permanência dos alunos nas escolas e contribuindo para uma formação de
cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação da
sociedade.
VISÃO DE FUTURO: Sermos reconhecidos pela excelência organização
e o compromisso do trabalho realizado em equipe para a transformação social
na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida.
VISÃO DE FUTURO: Sermos reconhecidos pela excelência organização
e o compromisso do trabalho realizado em equipe para a transformação social
na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida.
Uma sociedade justa e igualitária onde todos possam ter os mesmo direitos e deveres.
necessita resgatar os valores políticos, sociais, éticos e religiosos para a construção de uma nova sociedade, formando cidadãos críticos e conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade, como também oferecer uma formação necessária para exercício da cidadania. Ensinar, educar e oferecer uma educação de qualidade.
|
COMO VOCÊ COMPREENDE, VÊ E SENTE A
REALIDADE.
|
ASPECTOS
POSITIVOS
|
ASPECTOS
NEGATIVOS
|
MUNDO
|
* Globalização da informática;
* Avanços científicos na medicina e
nos meio de comunicação.
|
* Conflito entre as nações pela disputa
de poder;
* Desigualdade social;
* Miséria;
* Aquecimento global.
|
SER
HUMANO
|
* Compromisso
* Solidariedade
* Honestidade
* Inclusão
* Compreensão
* União
* Respeito.
|
* Violência
* Prostituição
* Alcoolismo
* Corrupção
* Racismo
* Exclusão
|
EDUCAÇÃO
|
* Professores capacitados
* Ensino com qualidade na escola
pública.
|
* Alto índice de reprovação;
* Abandono escolar;
* Baixos salários
* Falta de investimento
|
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
OBJETIVO
GERAL
|
CONTEÚDOS |
METODOLOGIA
|
|||
Art
2º - A educação dever do estado inspirado nos princípios de liberdade e nos
ideais de solidariedade humana, tem por finalidade e pleno desenvolvimento do
educando sem preparar para o exercício de cidadania e sua qualificação para o
trabalho ( LDB 9394/96)
|
·
Conteúdos
conceituais: Fotos, dados, conceitos e precipícios
·
conteúdos
procedimentais: Habilidades, estratégias e técnicas.
·
Conteúdos
atitudinais: Atitude valores e normas. Competências atitudes e habilidades
|
Questões
organizacionais: Tempo, espaço e seleção de material.
Questões
didáticas; Autonomia, diversidade de disponibilidade para aprendizagem.
Exemplos:
1- Aprendizagem com o foco voltado em resultados;
2- Valorizando experiências e
diferenças individual do aluno;
3- Diversificar materiais didáticos em
locais de aprendizagem;
4- Diversificar linguagens e técnicas (
teatro, danças e jogos)
5- Utilizar abordagens interdisciplinares
e contextualização.
|
|||
PLANEJAMENTO
|
DISCIPLINA
(DIRETRIZES
DE COMVIVÊNCIA)
|
AVALIAÇÃO
|
CURRÍCULO
|
||
* Realizar sessões de planejamento
coletivo;
* Enfatizar a interdisciplinaridade;
* Resgatar os conhecimentos prévios
dos alunos
*Contextualizar conteúdos e experiência
do cotidiano;
* Registrar melhores prática.
|
* Compromisso de todos os segmentos
com normas disciplinares contidas no regimento;
* Desenvolver trabalhos sistemáticos com
valores universais.
|
* Aspectos a serem
trabalhados em todo o processo:
* Aspecto qualitativos;
Avaliação realizada ao longo do
processo.
|
* Opção pelo currículo
semi-aberto;
* Aprendizagem mínimas pré definidas;
* Matriz curricular fundamentada na
proposta das diretrizes da secretaria de educação básica expedidas
anualmente.
|
||
PLANO DE AÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL
Escola: E.E.F. JOSÉ DE ARAUJO
SEEC: 23165626
Meta
Plurianual: 1 – Aumentar para 85% a taxa de aprovação,diminuir para 14 %
a taxa de reprovação e reduzir 1% a taxa de abandono até dezembro de 2010.
Estratégia: Dinamizar a prática pedagógica
Meta Anual Estratificada: 1.1.01 –
Aumentar para 85% a taxa de aprovação, diminuir para 14 % a taxa de reprovação
e reduzir para 1% a taxa de abandono até dezembro de 2012.
AÇÕES
|
RESPONSÁVEL
|
PERÍODO
|
ONDE
|
PARA
QUÊ
|
COMO
.
|
Dinamizar as práticas pedagógicas em sala
de aula nas disciplinas críticas
|
Chirlhys
|
De março a dezembro de 2012
|
Escola
|
Elevar
o índice de aprovação e reduzir o índice de reprovação
|
Adquirindo materiais didáticos pedagógicos
|
Realizar
aula de campo semestral relacionada às disciplinas geografia e história
|
Aila
|
De
maio a dezembro de 2012
|
Juazeiro do Norte
|
Para
que o aluno se interesse mais pelo conteúdo das disciplinas citadas
|
Realizando
visitas aos locais que ofereçam relação com o conteúdo
|
Realizar
aula de campo semestral relacionada às disciplinas geografia e história
|
Aila
|
De
maio a dezembro de 2012
|
Juazeiro do Norte
|
Para
que o aluno se interesse mais pelo conteúdo das disciplinas citadas
|
Realizando
visitas aos locais que ofereçam relação com o conteúdo
|
Realizar
uma gincana cultural envolvendo todas as disciplinas
|
grêmio
|
De
maio a dezembro de 2012
|
Escola
|
Para
trabalhar as dificuldades dos alunos nas disciplinas do processo
|
Proporcionando
estudos individuais e coletivos em busca de aprendizagem
|
Realizar
uma feira de artes e ciências
|
Aila
e Chirlhys
|
De junho
a dezembro de 2012
|
Escola
|
Para
que os alunos explorem seu potencial e possam desenvolver seus valores
|
Desenvolvendo
a feira uma vez por ano
|
Realizar
reuniões com os pais bimestral-mente
|
Aila,
Francinete
e Chirlhys
|
De março
de 2009 a dezembro de a 2012
|
Escola
|
Para
que os pais se envolvam no processo de aprendizagem do seu filho
|
Participando
de reuniões onde os professores possam lhe informar de assuntos relacionados
a aprendizagem do seu filho
|
Realizar
reuniões com todo o organismo colegiado para verificar suas atuações
|
Aila
|
De
maio a dezembro de 2012
|
Escola
|
Para
que os organismos possam participar efetivamente da gestão da escola
|
Envolven-do-os
em projetos educacio-nais e em atividades cotidianas da escola
|
Elaborar
um instrumental de avaliação anualmente para todos da escola envolvendo o cotidiano
da escola
|
Chirlhys
|
Junho
a dezembro de 2012
|
Escola
|
Para
que sejam analisados os trabalhos que são oferecidos na escola
|
Realizando
anualmente uma avaliação de desempenho dos colaboradores da escola e também todo
o organismo colegiado
|
Realizar
um interclasse com a ajuda do colegiado
|
Professor
de Educ. física e Chirlhys
|
De agosto
a dezembro de 2012
|
Escola
|
Para
buscar motivação e desenvolver a alto estima dos alunos
|
Organizando
por sexo e orientando quanto à importância do interclasse
|
Realizar
visitas domiciliares às famílias dos alunos faltosos
|
Chirlhys
|
De abril
a dezembro de 2012
|
Residência dos alunos faltosos
|
Para
que essas famílias dêem mais assistência na educação dos seus filhos e os incentivem
a ir para a escola
|
Detectando
os alunos faltosos e com a ajuda da família resgatando-o ao retorno da escola
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário